Egito: Dahshur, a escola de fazer pirâmide

As duas pirâmides que teriam servido de exemplo para a obra de Queóps em Gizé


Um dos sítios arqueológicos esquecidos pela maioria dos turistas que visitam o Cairo, mas com uma grande importância para a egiptologia. Para você entender, em Dahshur existem 5 pirâmides: 3 delas estão desmoronadas, mais parecem um monte de areia (Pirâmide Branca, Pirâmide Negra e a Pirâmide de Sesostris III). Já as 2 pirâmides boas foram feitas pelo faraó Snefru, pais do faraó Queóps. A primeira pirâmide construída por ele no local falhou na sua base. A segunda deu certo. Os estudiosos do antigo Egito acreditam que o conhecimento de engenharia adquirido nessas duas pirâmides ocasionou a construção da Grande Pirâmide de Gizé pelo seu filho Queóps. 


COMO CHEGAR?

Contratei um táxi no hotel por 550 EGP para fazer o tour por Memphis, Dahshur e Saqqara. Depois de visitar o Museu de Memphis, o carro seguiu mais 10 km até a necrópole de Dahshur (40 km do Cairo). O sítio está aberto para visitação de 9h00 às 17h00. É o tipo de lugar que é necessário um carro para visitar.

O carro pode seguir até próximo às pirâmides


PIRÂMIDE VERMELHA

A ausência das massas turísticas cria uma paz em Dahshur que não existe no complexo de Gizé. O táxi parou primeiro em frente à Pirâmide Vermelha e eu segui a pé por uma escada de alvenaria que direciona até sua entrada. A porta que dá acesso à pirâmide é sustentada com várias vigas de madeira. 

Esse teria sido o primeiro modelo para a Grande Pirâmide


Esta é a terceira maior pirâmide do Egito, com 105 metros de altura


A Pirâmide Vermelha foi aquela pirâmide que deu certo, a primeira com as faces lisas. Na verdade, ela teria sido a terceira tentativa do faraó Snefru. A primeira foi a Pirâmide de Meidum, a 60 km de Dahshur, que mais parecia com uma zigurat babilônica do que com uma pirâmide. A segunda tentativa foi a Pirâmide Curvada que fica a apenas 1 km de distância. Os egiptólogos acreditam que Snefru foi mudando a angulação até acertar a mão.

Caminho até a entrada da Pirâmide Vermelha


A pirâmide era revestida de calcário branco que caiu e deixou a pedra avermelhada evidente, por isso o nome


Parece que as pedras da pirâmide estão se desfazendo


Havia um egípcio recolhendo o ticket na entrada e só, não tinha mais ninguém no interior da pirâmide para perturbar. O corredor que sobe até a câmara é baixo. A provável câmara mortuária, o suposto local onde o faraó Snefru teria sido sepultado, não possui sarcófago e sim um local com pedras reviradas. Os arqueólogos acham que ladrões em busca de tesouro fizeram aquilo. Vale lembrar que apesar de se acreditar oficialmente que as pirâmides são tumbas, nunca foi encontrada uma múmia do interior delas.

O teto da câmara mortuária parece miniatura da Grande Galeria da pirâmide de Queóps


Pedras reviradas no piso da câmara, como se alguém tivesse cavado a procura de algo


Quando eu retornei para o carro e o motorista foi dar a partida, descobri que mesmo contratando um táxi de hotel, com seu carro novo, eu não estaria livre de que ele enguiçasse no deserto como qualquer outra lata velha que eu já tinha andado no interior do país. Se o motivo é o calor, a areia ou alguma energia invisível das pirâmides, isso eu nunca vou saber...

O motorista conseguiu ajuda para fazer um "chupeta" no carro


Enquanto o carro não se ajeita, ganhei mais tempo para contemplar a pirâmide


PIRÂMIDE CURVADA

A cerca de 1 km depois está a pirâmide que achei a mais original no Egito. O formato dela é único, inconfundível. Duas teorias procuram explicar a mudança repentina de ângulo que ocorre nas suas faces, a primeira é que os construtores tentaram reduzir o volume e terminá-la mais rapidamente, a outra é que quando a pirâmide em Meidum desmoronou (a primeira tentativa de Snefru) o arquiteto tentou ajeitar o ângulo. 

A Pirâmide Curvada fica a 1 km de distância da Vermelha


São 102 metros de altura


Conhecida também como pirâmide torta, falsa, romboidal ou rombóide


A engenharia moderna tenta conter o desmoronamento da pirâmide


Será que a inclinação foi planejada ou acidental?


É a única pirâmide que mantem o seu revestimento de pedra calcária lisa original, mesmo sendo tão antiga. A inclinação causa muito peso na parte de baixo, fazendo a base desmoronar. Outra característica única é que possui duas entradas, porém não está aberta ao público para visitação. Acho que os motivos são óbvios.

É a única pirâmide cujo revestimento não caiu


As extremidades da base se encontram em desmoronamento


Veja a quantidade de blocos que compõem uma pirâmide grande desse jeito


Ao fundo, a Pirâmide Negra construída por Amenemhat III que desmoronou


CUSTOS (agosto 2014)

- Entrada em Dahshur - 40 EGP
- Estacionamento - 2 EGP


MEU ROTEIRO

Anterior: MUSEU DE MEMPHIS

Roteiro completo: MISSÃO EGITO

Próximo: SAQQARA


Comentários

Postar um comentário

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.