Egito: Os mistérios e magias de Abydos

Um dos mais antigos e misteriosos templos do Egito


Quer tirar um egiptólogo do sério? Basta relacionar o Egito antigo a discos voadores. Insinuar que a construção das grandes pirâmides foi realizada por extraterrestres devido a sua complexidade sempre gerou discussões, mas nunca se obteve provas sobre isso. Porém, a existência de hieróglifos no templo de Abydos que retrataria OVNIs passou a ser uma pedra no sapato desses estudiosos e motivo de euforia dos entusiastas da teoria dos Deuses Astronautas. Decidi ver isso com meus próprios olhos e segui para Abydos sem saber que eu encontraria mais mistérios do que o previsto.


COMO CHEGAR?

Abydos fica a 173 km de Luxor, e meu planejamento era combinar com um taxista a ida até lá, voltando por Qena, onde está o templo de Dendera. No dia anterior, consegui o celular (002-01018120096) de um taxista que prometeu fazer a corrida por 250 EGP. No dia seguinte ele apareceu dizendo que não podia ir, mas um amigo ia me levar. Achei estranho e perguntei de forma clara se o valor seria os mesmo 250 ida e volta. O novo taxista disse ser 250 só a ida!!! Fique ligado com esse tipo de coisa, deixe tudo bem claro ao contratar algum serviço no Egito. Negociei com outro taxista até baixar para 350 e segui viagem.

Um obelisco recente marca o caminho na estrada do deserto


Uma cena nada agradável de transporte de gado 


Depois do carro abastecer em Luxor, seguiu por uma estrada secundária pelo deserto. As estradas que beiram o Rio Nilo passam pelas cidades, logo tem o tráfego mais lento. Já as estradas que seguem pelo deserto costumam ser mais curtas e rápidas, porém mais perigosas, sujeitas a sequestros e roubos feitos pelos próprios taxistas.

Uma procissão islâmica no deserto. O que seria isso?


Foram 173 km percorridos pelo deserto (2h e 30 min)


TEMPLO DE SETI I

Abydos era um centro de culto onde acontecia peregrinações de todo o Egito desde as primeiras dinastias. Tudo isso devido à tradição de que Osiris teria sido enterrado ali. Muitos egípcios foram sepultados em tubas naquela região e vários templos foram construídos. O mais impressionante foi o Templo de Seti I (pai de Ramses II).

Fachada do Templo de Seti I em Abydos


Planta baixa do Templo de Seti I (clique para ampliar)


O acesso ao templo é de 7h às 18h e o custo do ingresso é de 40 EGP (agosto 2014) por pessoa. Para maiores informações sobre o templo, acesse o site oficial aqui.

As imagens de Osiris e Isis podem ser encontradas representadas de diversas formas


Osiris e os faraós estão presentes na arte desse templo


UMA PROVA DE OVNIS?

Ouvi falar de Abydos pela primeira vez há algum tempo, através de um desses blogs sensacionalistas sem credibilidade. O texto dizia que, naquele templo, os arqueólogos haviam encontrado novos hieróglifos quando o reboco de uma parede soltou e caiu, revelando desenhos de aeronaves semelhantes a OVNIs, dentre eles uma figura que caracterizava um helicóptero. Ele ficaria conhecido como o Helicóptero de Abydos. O mais impressionante da matéria é que ela mostrava a foto dos hieróglifos que realmente pareciam máquinas voadoras. Seria fake ou não?

Os hieróglifos dos supostos OVNIs estão logo no primeiro salão do Templo de Seti I, no meio das colunas


Os anos se passaram e a veracidade da existência desses hieróglifos sempre me deixou desconfiado. Se isso fosse verdade poderia mudar o rumo da história. Percebi que era real quando surgiu uma teoria tentando refutar a interpretação desses hieróglifos. Na explicação, isso seria um "palimpsesto"! Ah tá, agora está explicado! #sqn. Explicando resumidamente, um palimpsesto é uma sobreposição de hieróglifos, seria escrever por cima, causando uma falsa imagem. Para uma explicação mais completa, veja no site Ceticismo Aberto.

Visão debaixo da coluna dos misteriosos hieróglifos: nada de anormal


Quando comecei a planejar a viagem ao Egito, Abydos foi um dos primeiros lugares que eu marquei no mapa. E então, finalmente, chegou o dia de ver com meus próprios olhos aquelas figuras misteriosas nas paredes do templo. Vou tentar analisar aqui alguns detalhes que não vistos normalmente em outros blogs, livros ou programas de TV e deixar cada um chegar a sua conclusão.

Observe o "helicóptero" no canto superior esquerdo e 3 naves enfileiradas


A primeira coisa que fica evidente é que não há vestígios de que houvesse algum tipo de reboco que tenha ocultado os hieróglifos. São hieróglifos escritos na viga de pedra que serve de apoio para as lajes. 

Escritas localizadas à esquerda do helicóptero de Abydos


Observando os hieróglifos seguintes, seja na esquerda, na direita, e até no lado contrário das figuras de máquinas voadoras, percebe-se nitidamente que houve sim a prática palimpsesto naquele templo, alguns até parecendo desenhos rabiscados por cima. 

No prosseguimento do helicóptero de Abydos, lado direito, fica claro que houve sobreposição de escritas


A teoria dos palimpsestos de Abydos parece se comprovar pelo exemplo dos hieróglifos por volta daquele polêmico desenho. Mais uma vez os arqueólogos conseguem acabar com um mito usando suas teorias acadêmicas. Será? 

Lado contrário da mesma coluna dos hieróglifos dos supostos OVNIs


Algo nos olhos daqueles menos céticos ainda os impedem de se convencer com essas explicações. Mesmo com a evidência que realmente houve palimpsesto nas escrituras de Abydos, nada explica as "coincidências" gritantes daquelas figuras específicas. Por que as figuras semelhantes a máquinas voadoras estão concentradas (além do helicóptero, existem mais 3 naves em coluna)? Por que estão voltadas na mesma direção (o interior do templo)? Por que a sobreposição dessas escrituras específicas não são evidentes como as demais?

A representação do que seria a escritura original, convence?


Essas perguntas tendem a permanecer. São muitas coincidências em um templo que é um dos locais de culto mais antigos do mundo. E se esse fosse o único mistério deste templo... mas não é... eu descobriria muito mais!


A MAGIA NAS PAREDES

O Templo de Abydos me deixou surpreendido com uma qualidade de figuras que eu não imaginava que existisse. Os relevos indicam supostas representações de cenas de encantamento e hipnose. Alguns gestos se assemelham aos "passes espíritas" realizados até hoje! 

Gesto que aponta para o "terceiro olho" do personagem


Gesto que aparenta o recebimento de passe. Repare no detalhe da mão esquerda apoiando a cabeça


Outro gesto semelhante ao passe, desta vez com a representação de "energia" transmitida com as mãos


Apenas uma cena de carinho ou seria a tentativa de hipnose? 


A deusa Isis transmite com as mãos algo a cruz Ankh


Um vórtice (de alguma coisa) nas mãos do personagem


A expressão de contato corporal é bem humana


MORTE DE OSIRIS

Uma cena me lembrou a lenda da morte de Osiris: Seu irmão Seth, governava apenas o deserto, situação que não lhe agradava. Movido pela inveja, decide matar o irmão convidando Osíris para um banquete. Neste, Seth apresentou um magnífico sarcófago que prometeu entregar a quem nele coubesse. Os convidados tentaram ganhar a caixa, mas ninguém coube nela, dado que Seth a tinha preparado para as medidas de Osíris que entrou na caixa que logo foi trancada e jogada no rio Nilo.

Cena de preparação do corpo sem vida para a mumificação


Ísis parte à procura do marido e consegue regressar ao Egito com o corpo, que esconde numa plantação de papiros. Mas Seth encontrou a caixa e, furioso, decide esquartejá-lo em catorze pedaços que espalha por todo o Egito. Ísis, auxiliada pela sua irmã Néftis, partiu à procura das partes do corpo de Osíris. Conseguiu reunir todas, com excepção do pênis, que teria sido devorado por peixes. Ísis, Néftis e Anúbis procedem então à prática da primeira mumificação. 

Na mitologia Egípcia, a barca realizava a travessia para o outro lado da vida


LISTA DOS REIS DE ABYDOS

A lista de Reis de Abydos possui os nomes de 76 reis que governaram o Egito desde que seus primórdios. Alguns nomes considerados ilegítimos foram omitidos da lista, como Akhenaton, Hatshepsut, Smenkhkare, Tutankhamon, and Ay.

São 3 linhas de 36 cartuchos (bordas que que envolvem o nome real)


Detalhes dos glifos reais


Uma situação tensa ocorreu nas câmaras seguintes, depois da Lista de Reis. Um trio de soldados egípcios estavam aparentemente visitando o templo, até que um deles se aproximou de mim e se ofereceu para tirar foto, uma velha tentativa de obter um pagamento pelos serviços prestados. Como eu neguei, ele fez sinal pedindo 5 EGP. Me fiz de desentendido e saí discretamente antes que a extorção se consumasse.

Um soldado armado de fuzil tentou me intimidar para ganhar um trocado


AS CAPELAS DOS DEUSES

O templo possui o número cabalístico de 7 pequenas capelas. São dedicadas aos deuses nessa ordem: Seti, Ptah, Re-Horakhty, Amun-Re, Osiris, Isis e Horus. A quinta capela é do principal personagem do templo, Osiris. Esta capela é a única que possui uma porta para salas anexas que homenageiam aquele deus.

Depois da atravessar a segunda Sala Hipóstila, lá estão as capelas


Entre cada entrada de capela estão esses nichos decorados


A maioria das capelas é pequena, exceto a de Osiris que possui até um anexo


O teto das capelas é tão estrelado quanto o céu no Egito


A Capela de Osiris continua para a chamada Osiris Hall


No fundo existem nichos cuja finalidade é desconhecida


Isis e Osiris manuseando uma coluna Djed como se fosse uma máquina


Anubis e Osiris frente a frente


Na Osiris Hall existem mais três capelas, dedicadas a trindade Osiris, Isis e Hórus


Hórus, o filho do deus Osiris


Os menos avisados diriam que os egípcios tomavam chimarrão


Descobri uma escada que saía em direção aos fundos do templo


OSIREION

Quando eu achava que nada mais poderia me surpreender naquele templo, eis que eu me deparo com algo que me deixou sem palavras. As ruínas de um templo totalmente destoante das demais ruínas, com pedras de qualidade distinta, bem maiores, mais rústicas, sem hieróglifos e cortado de maneira idêntica aos templos incas (ou pré-incas). 

Foi uma surpresa encontrar essas ruínas largadas nos fundos do Templo de Seti I


São blocos empilhados de 100 toneladas cada


As pedras se encaixavam perfeitamente, porém, o que me chamava mais a atenção é que além das características já citadas, o Osireion estava localizado num nível inferior ao Templo de Seti I, que por si só já era um dos mais antigos do Egito.

As pedras são muito bem trabalhadas e sem inscrições


O Osireion é considerado um cenotafio pela egiptologia, ou seja, uma tumba simbólica. A explicação oficial é que teria sido construída como uma tumba simbólica de Osiris. Eu, particularmente, considero esta como uma explicação incompleta e que subestima as características desse templo de engenharia diferente dos outros ao redor. Seria o local de sepultamento de Osiris? Não se sabe, mas uma curiosidade é que o templo foi construído na margem esquerda do Nilo conforme a tradição antiga de que os mortos são enterrados daquele lado.

O fato de estar em nível inferior no solo pode significar que templo é muito antigo


Se você não soubesse, diria que esse portal está no Egito ou na América do Sul?


PARTIDA PARA DENDERA

Ao passar pelo Osireion, observei uma passagem pelo muro lateral do Templo de Seti I. Aproveitei para sair sem ter que passar perto dos funcionários que me assediavam atrás de gorjetas. Andando por ali deu para ter noção de quanta areia ainda cobre as imediações do templo. Ainda falta muita coisa para descobrir, mas agora era o momento de explorar o próximo templo: Dendera! 

Ao passar pela lateral do templo, teve um menino que me achou para insistir na venda se seu artesanato


A cidade atual foi construída em cima de muitas ruínas milenares


MEU ROTEIRO

Anterior: KARNAK

Roteiro completo: MISSÃO EGITO

Próximo: DENDERA


Comentários

  1. Amei....lendo o livro da A noviça e o faraó....me deparo com sua fantástica viajem no reino de Abidos...onde desenrola a história do Rei Seti I...delicioso é viajar pela história! Eram os Deuses Astronautas....um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sou fã do seu blog e adorei essa postagem, era o que eu procurava para mostrar em meu Blog:
    https://egito-nifertiti.blogspot.com.br/2017/01/misterio-templo-de-seti-i-em-abidos.html

    Espero que goste da citação. Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da postagem! Não é tão comum achar pessoas que gostem desse tema no Brasil, sendo mais fácil encontrar em sites estrangeiros. Vou aproveitar e divulgar seu link na fanpage A Mochila e o Mundo do Facebook, ok?

      Excluir
  3. Pela Linguagem das Letras e dos Números, fica fácil definir o que se desejou com os desenhos::
    1 - helicóptero --- "H", (8);
    2 - tanque de guerra --- "T"(20);
    3 - avião --- 'A"(1);
    as cercas e/ou vias de trens não serão inseridas.
    Fica assim: 8+1=9, 3 sequências, 31-8, data anterior à 1-9(01-09), ano 1939, começa a II Guerra Mundial, onde aviões e tanques foram forças notáveis. A letra "H", e a "A", apresentam as iniciais de ADOLF HITLER, que promoveu aquela guerra.

    ResponderExcluir
  4. Pela Linguagem das Letras e dos Números, fica fácil definir o que se desejou com os desenhos::
    1 - helicóptero --- "H", (8);
    2 - tanque de guerra --- "T"(20);
    3 - avião --- 'A"(1);
    as cercas e/ou vias de trens não serão inseridas.
    Fica assim: 8+1=9, 3 sequências, 31-8, data anterior à 1-9(01-09), ano 1939, começa a II Guerra Mundial, onde aviões e tanques foram forças notáveis. A letra "H", e a "A", apresentam as iniciais de ADOLF HITLER, que promoveu aquela guerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz o menor sentido associar isso ao nosso alfabeto, posto que os egípcios nem mesmo tinham uma linguagem escrita como a nossa. Isso não tem nenhum sentido lógico.

      Excluir

Postar um comentário

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.