Inicio » , , » Brasil passa a ser um dos únicos países a omitir um símbolo nacional do passaporte

Brasil passa a ser um dos únicos países a omitir um símbolo nacional do passaporte

A exclusão do Brasão da República gera polêmica e desconfiança 



O dia 10 de julho de 2015 foi um marco para os viajantes brasileiros por terem sido anunciadas as mudanças no passaporte nacional. Além de ganhar novos dispositivos de segurança, novo sistema de assinatura digital e troca do período de validade de 5 para 10 anos (seguindo um padrão internacional, já sendo assim na maioria dos países), outras mudanças sutis também ocorreram.

A primeira crítica veio sobre o reajuste no valor para a emissão do documento: 64,8 % de aumento, passando a custar R$ 257,25 que, segundo o Ministro da Justiça, foi reajustado de acordo com a taxa de inflação. 

O antigo e o novo passaporte brasileiro


Mas um detalhe inicialmente pareceu despercebido... onde estava o Brasão da República? Essa pergunta, ainda sem resposta, está causando desconfiança e críticas ao governo por eliminar algo que é um símbolo nacional previsto na Constituição, como se pode ver no próprio site do Planalto:

"Os símbolos e hinos são manifestações gráficas e musicais, de importante valor histórico, criadas para transmitir o sentimento de união nacional e mostrar a soberania do país. Segundo a Constituição, os quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional."


Apesar da exclusão do brasão, o passaporte ainda identifica o viajante como membro do Mercosul. Mesmo na forte União Européia, cada país manteve seus brasões e símbolos estampados na capa como um meio de manter a sua identidade.

Como exemplo, o passaporte espanhol: O brasão estampa a capa


Passaporte italiano da União Européia


Mesmo discreto, o Brasão de Portugal permanece no seu passaporte


Nas redes sociais o assunto começa a esquentar. Além de várias discussões sobre a suposta premeditação do governo em dissolver a identidade nacional, a indignação também motivou uma petição pública de acordo com a fanpage do site Revoltados ON LINE, que teria sido ingressada pelo Foro de Brasília, em que resume: "É grave a manobra insidiosa de tentar apagar do cidadão brasileiro sua identidade nacional, processo repugnante que o Poder Judiciário Brasileiro certamente não tolerará!"

O antigo passaporte brasileiro e alguns exemplos pelo mundo


E você o que acha? Seria mais uma teoria da conspiração de internet ou realmente tem algo de podre no ar?


17 comentários :

  1. Veja que isso é sério sim
    A representação está na procuradoria da república
    Detalhes; kalilcosta.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. José Kalil, eu vi sua petição e achei maravilhosa ; ao lêr essa matéria, pensei que era uma entrevista sua. Parabéns pela iniciativa Dr. Kalil .

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Não acredito em Teoria da Conspiração e sim na conjugação da inexistência da valorização dos símbolos pátrios na escola e no Designer que quis dar um ar mais leva a capa do passaporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não passa dum imbecil!

      Excluir
    2. Ar mais leve ??? Que falta de patriotismo.

      Excluir
    3. Retirar um dos símbolos do Brasil para deixar com ar mais leve. Quem sabe o autor passa trinta dias sem se alimentar. Certamente ficará mais leve tb.

      Excluir
  4. Aplaudo de pe sua iniciativa. Moro no exterior a mais de 10 anos e quando recebi o novo passport em Abr 2016 fiquei chocado ao ver que na capa nao havia o brasao da republica, simbolo que representa o Brasil no mundo. Nao tive como explicar à outras pessoas o que aquilo representava. Inacreditavel, inimaginavel, inaceitavel tal ato por parte desse desgoverno.
    O processo deveria exigir a imediata anulacao desse passport e sua substituicao, alem de chamar a responsabilidade quem autorizou tamanho "erro".
    obrigado por seu gesto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a você por expôr sua opinião e seu amor por nosso país. Estejamos sempre alertas!

      Excluir
  5. Pois é. Tudo feito bem caladinho , o grande objeto da ' Pátria Grande ". Sinceramente,o povo brasileiro não consegue ainda entender a que finalidade esta senhora veio. Que Deus tenha misericórdia do nosso Brasil !!!
    Esta situação que nos encontramos, tem me tirado noites de sono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ver brasileiros preocupados com o bem da pátria. Abraço.

      Excluir
  6. Tenho visto tanta coisa que, sinceramente me custa acreditar que este país não irá passar por grande tribulação. Vejo as pessoas bebendo, assistindo à tudo isso sem fazer nada.

    ResponderExcluir
  7. Não quero , não aceito e não vou usar um passaporte como se não fosse Brasileira. Ridículo isso , não sou da "grande pátria vermelha bolivariana" . Sou brasileira e quero o passaporte do MEU PAÍS. Essa gente já está programando placa de carro "mercosul", "moeda mercosul" , vão se catar , quero meu país de volta. É isso que dá botar analfabetos no poder , acham que são donos do país

    ResponderExcluir
  8. Não quero , não aceito e não vou usar um passaporte como se não fosse Brasileira. Ridículo isso , não sou da "grande pátria vermelha bolivariana" . Sou brasileira e quero o passaporte do MEU PAÍS. Essa gente já está programando placa de carro "mercosul", "moeda mercosul" , vão se catar , quero meu país de volta. É isso que dá botar analfabetos no poder , acham que são donos do país

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Elisa. Independente de ideologia, nossos símbolos devem ser preservados. Não são símbolos de direita ou esquerda. São símbolos de uma grande Nação.

      Excluir
  9. APENAS SOUBE DISSO AGORA, NOVEMBRO DE 2016, QUANDO ESTOU TIRANDO MEU NOVO PASSAPORTE! ISSO É UM ABSURDO!!! A QUE PONTO OS CANALHAS COMUNISTAS CHEGARAM! FORA COMUNISTAS! RUA! BRASIL ACORDA!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Pergunta: nosso passaporte continua com essa estampa alienígena ?

    ResponderExcluir

Anterior Proxima Página inicial

Promoção! Reserve aqui

Booking.com

Se inscreva no canal

Pesquise o seu destino aqui

Booking.com

Notícias de Viagens

Viagens pelo Mundo

Leia Também

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan tem 35 anos, é carioca, mochileiro, torcedor do Botafogo, historiador e arqueólogo amador. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.

Total de visualizações