França: Como economizar no transporte do aeroporto de Paris

Poupando tempo e dinheiro do traslado de ida e volta 



Se você está chegando em Paris pelo aeroporto Charles de Gaulle seja para início de viagem ou de passagem em uma conexão longa, experimente usar o transporte público francês para fugir das corridas de táxi cobradas em euro. Lembre-se que Paris é uma cidade de alto custo de vida.


AEROPORTO CHARLES DE GAULLE
Anteriormente chamado de Aéroport de Roissy, foi rebatizado em 1974 com o atual nome de Aéroport Paris-Charles de Gaulle, em homenagem a Charles de Gaulle (1890-1970), general francês fundador da Quinta República Francesa. O aeroporto serve como um ponto de referência tanto para a Air France como para a Delta Air Lines.

Plano do aeroporto de Paris


Logo após a saída da área das esteiras existe um guichê de informações turísticas onde é possível obter mapas de Paris. Também nesta saída existem placas informativas de transporte. O aeroporto fica a 23 Km do centro da cidade.

Fique ligado nas placas informativas no aeroporto


COMO COMPRAR A PASSAGEM  
A melhor opção para ir e vir de maneira rápida e econômica do aeroporto é o RER, o trem regional. O horário de funcionamento do RER é de 04:56 às 23:50 normalmente.

Telas de informação de saída do RER


Para embarcar neste trem, siga as placas que sinalizam RER Paris par Train (Paris by Train). O acesso à estação é pelo próprio aeroporto. Ao chegar no local da estação do RER que divide espaço com outros trens de diversos destinos, procure a máquina de venda dos tickets.

Paris par train


As máquinas automáticas que vendem o ticket são verdes, com o seguinte letreiro: Billets Paris et Île-de-France Train, RER, Tramway, métro, bus.

Máquinas verdes de venda de bilhetes


Já na máquina, escolha o idioma (francês, inglês ou espanhol) e o tipo de ticket. A tarifa do ticket adulto até Paris é de 10 euros (abril de 2015).
Se estiver em conexão e fazendo apenas uma visita rápida à cidade-luz durante esse tempo (como foi o meu caso), selecione Return Ticket, mas isso não significa que haverá desconto, a viagem de ida e volta vai gerar 2 tickets de 10 euros cada.

Tela inicial


Depois do tipo de ticket, selecione a quantidade de pessoas. Exemplo: se estiver viajando em dupla, depois de selecionado Return Ticket e escolhido o número 2, a máquina vai gerar 4 tickets (neste caso seria 40 euros de custo).


Tela para a escolha da quantidade


A próxima etapa é escolher a forma de pagamento. Dica importante: a máquina só aceita moedas ou cartão de crédito como forma de pagamento. Caso você não tenha a quantia em moedas, é bom já separar o seu cartão desbloqueado para compras internacionais.


Tela de pagamento


Somente moedas e cartões são aceitos



Bilhete de passagem do RER


TRASLADO AEROPORTO X PARIS

Pegar trem RER B seguindo placas "Paris Par Train". No aeroporto embarcar RER B (direção Massy-Palaiseau) e descer na estação Chatelet-les-Halles (maior estação subterrânea do mundo!). Trocar para RER A (direção Cergy-le-Haut) na mesma plataforma e descer na estação Charles de Gaulle Étoile (saída em frente ao Arco do Triunfo). 

Para seguir até a Torre Eiffel, sugiro seguir para o Trocadero, pode ser a pé ou pegar o metrô linha 6 (direção Nation). O valor do metrô unitário é 1,70 euros.


TRASLADO PARIS X AEROPORTO

Para voltar ao aeroporto, basta pegar algum RER até a estação Chatelet-les-Halles e, de lá, embarcar no RER B em direção Aéroport Charles de Gaulle. O aeroporto possui duas paradas. Descer no Charles de Gaulle 2 que é o ponto final da linha e local onde estãos os terminais de vôos internacionais

Interior do RER B


Este RER A possui 2 andares, transportando muito mais pessoas


MAPAS

Seguem abaixo os mapas do transporte público para melhor entendimento, apesar da complexidade da rede de transporte se comparada com o Brasil:

Mapa do RER de Paris (clique para ampliar)


Mapa do metrô de Paris (clique para ampliar)


MEU ROTEIRO

Anterior: PRAIA DE BALI (CRETA)

Roteiro completo: MISSÃO GRÉCIA

Comentários

Postar um comentário

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.