Carrancas-MG: A gruta das novelas da Globo

Fora do roteiro turístico mas famosa na TV


Há alguns anos, Carrancas vem sendo utilizada pela Rede Globo como cenário para várias novelas da emissora, por exemplo: O Fim do Mundo (1996), Alma Gêmea (2005), América (2005), Paraíso (2009), A Favorita (2009), Amor Eterno Amor (2012) e Império (2014). Além disso, o filme Chico Xavier (2005) teve uma de suas cenas gravadas na Cachoeira da Fumaça. A novela Império, a mais recente, usou como cenários a Chapada do Abanador, Cachoeira do Turco e uma gruta pouco conhecida localizada no terreno de uma pousada que eu resolvi me hospedar. Veja abaixo a reportagem sobre a gravação da novela Império em Carrancas:




HOSPEDAGEM EM CARRANCAS

Nesta viagem que eu fiz a Carrancas, minha estadia fugiu um pouco ao estilo seguir, como camping ou hostels baratos. Dessa vez fechei um pacote no feriado de Corpus Christi na Pousada Além das Formas. O que essa pousada tem de especial? A pousada é uma espécie de refúgio esotérico e foi projetada baseando-se na Árvore da Vida da Cabalah. Cada chalé encontra-se em uma Sefirote. Ainda afirma-se que foram construídos sobre cristais geradores de energia natural. 

Vista aérea da pousada Além das Formas


Vista do centro urbano de Carrancas a partir da pousada


Uma das melhores coisas da pousada é seu café da manhã com itens saudáveis como pão sem glúten, mel, granola e sucos, mas isso não impede de ter os tradicionais queijo minas e pão de queijo. Destaque para o iogurte de amora com kefir, uma delícia de outro mundo! Aliás, para quem não conhece, a pousada é um excelente lugar para conhecer o kefir que é uma colônia de microrganismos que se reproduz em meio líquido como leite ou água com açucar mascavo e, ao ser ingerido como bebida, age com efeito probiótico no corpo, limpando a membrana intestinal.

Estrela com o logo que tem as iniciais da pousada


Imagina a paz de tomar um café da manhã com essa vista


A GRUTA GLOBAL

No terreno aos fundos da pousada está localizada uma gruta espetacular, com 2 estágios e claraboias que iluminam seu interior. Segundo o dono da pousada, cenas das novelas América e Império foram produzidas naquele local. Em Império, as cenas em que o personagem Zé Alfredo esconde um diamante num buraco de uma gruta (supostamente no Monte Roraima) foram filmadas nesta gruta.

Uma trilha que segue pelos fundos da pousada leva até a gruta em menos de 5 minutos


Várias pedras interessantes estão nos arredores, como esta que lembra uma bigorna


Na entrada da gruta já dá para se impressionar com a beleza


Não precisa fazer muito esforço para ser cenário de novela


Dependendo do horário do  dia, é bom levar uma lanterna para iluminar o caminho entre o primeiro e segundo estágio da gruta. Outra dica é ter atenção para não pisar nas poças de água no escuro. Este é realmente um local que parece que foi feito para ser cenário.

Um pequeno curso d´água corre pela gruta


Buraco na pedra em que foi filmada cenas em que um diamante é escondido, pena que não achei


Claraboias levam iluminação no interior da gruta


A vegetação tomou a área em que a luz do sol consegue entrar


TRILHA PARA A CACHOEIRA DO MOINHO

Outra atração natural que a pousada proporciona é ter acesso em seu terreno até o rio que segue até a Cachoeira do Moinho e do Salomão. Normalmente essas atrações são acessadas pelo Complexo da Ponte, sendo necessário pagar R$ 5 para entrar. Entrando pelo terreno da Além das Formas é de graça!

Trilha que desce para o caminho que segue para o Complexo da Ponte


O meu primeiro contato com as águas de Carrancas foi ao chegar neste rio


O pôr do sol é outra atração que se vê por ali


Se você pretende reservar uma hospedagem na Pousada Além das Formas, faça através deste link do Booking.com e veja os preços promocionais.


MEU ROTEIRO

Anterior: CIDADE DE CARRANCAS

Roteiro completo: CARRANCAS-MG

Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.