Inicio » , , , , » Grécia: O Teatro de Dionisio, o primeiro feito em pedra

Grécia: O Teatro de Dionisio, o primeiro feito em pedra

Um sítio arqueológico anexo à Acrópole de Atenas


A Acrópole de Atenas possui vários acessos, mas sem dúvida a entrada pelo Teatro de Dionísio é a mais indicada, primeiro por ficar perto do metrô Estação Acropolis, segundo que se pode admirar esta que foi uma grande construção utilizada pela sociedade ateniense antiga.

Planta do teatro (clique para ampliar)


INFORMAÇÕES ÚTEIS

O sítio que se encontra anexo à Acrópole pode ser visitado independentemente, pagando o valor de apenas 2 euros pela entrada. Porém, ir à Atenas e não conhecer a Acrópole é como ir a Roma e não ver o Papa, por isso o mais indicado é comprar o bilhete "combo" que custa 12 euros e dá direito a conhecer dez sítios diferentes. O horário de funcionamento do Teatro de Dionisio segue o da Acrópole: 08h00-20h00, podendo entrar até as 19h30.

Esta foto gerou um esporro


As adjacências do teatro estão repletas de esculturas antigas que podem ser apreciadas e também pode se fotografar junto a elas. Ah, só não pode tocar! Para se ter noção, até a foto acima fez com que uma vigia reclamasse por eu ter "tocado" na obra... acredite se quiser.

Deus Pã da mitologia nas esculturas


Estátuas de poetas honorários como a de Menander


O TEATRO

Este teatro fazia parte do santuário de Dionisio, deus grego do vinho, que se localizava ao sul da Acrópole, e foi construído no século 5 a.C. No começo havia apenas um local para a orquestra, em terra batida e um palco construído em madeira. Os espectadores se acomodavam nas encostas naturais do terreno. Em 410 a.C. foram construídas arquibancadas em madeira. Somente em 330 a.C. foram construídas as arquibancadas em pedra.

Considerado o primeiro teatro feito em pedra


O teatro possuí 78 fileiras de assentos em pedra e oferece lugar para 17.000 espectadores


Os 67 assentos em mármore na primeira fileira eram reservados às autoridades


O Teatro de Dionisio é um dos mais importantes da Grécia antiga por ser considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia. Em festas anuais aconteciam cantos, danças e sacrifícios rituais oferecidos à Dionisio que posteriormente resultaram em representações teatrais.

Havia um altar para oferecer sacrifícios ao deus Dionisio


Assentos restaurados da arquibancada


CAMINHOS AO REDOR

Não é somente o teatro que é atração no sítio. No caminho em direção à Acrópole existem esculturas e ruínas para serem vistas e fotografadas, como o de Asclepios, personagem da mitologia que foi criado pelo centauro Quíron, que o educou na caça e nas artes da cura. Um caminho especial, mas pouco visto pelos turistas, é subir a arquibancada do teatro em direção às muralhas. Lá em cima, virando à direita, se tem um calmo mirante da cidade.

Atenas vista de cima do Teatro de Dionisio


Santuário do personagem mitológico Asclepios (grego) ou Esculápio (latim) 


Ao término da trilha se chega num ponto de mirante do Odeon de Herodes Atticus. É lá que está o posto de controle de tickets para quem vai acessar a Acrópole de Atenas e possui o bilhete "combo" chamado Special Ticket Package que custa 12 euros como já foi explicado.

Vista do Odeon de Herodes Atticus no final do caminho para a Acrópole


MEU ROTEIRO

Anterior: MUSEU DA ACRÓPOLE DE ATENAS

Roteiro completo: MISSÃO GRÉCIA

Próximo: ACRÓPOLE DE ATENAS
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário

Anterior Proxima Página inicial

Promoção! Reserve aqui

Booking.com

Se inscreva no canal

Pesquise o seu destino aqui

Booking.com

Notícias de Viagens

Viagens pelo Mundo

Leia Também

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan tem 35 anos, é carioca, mochileiro, torcedor do Botafogo, historiador e arqueólogo amador. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.

Total de visualizações