Grécia: Museu da Acrópole de Atenas

A arte e os vestígios de Atenas antiga 


O dia em Atenas foi curto devido ao horário de chegada: pouso por volta das 14h00 e, até conseguir um lugar para me hospedar no centro, eu só encontraria tempo livre no final da tarde. Pensando nisso, planejei explorar uma atração da capital grega que estaria disponível até a noite.  A dica que eu deixo é conhecer o Museu da Acrópole, localizado quase em frente à estação de metrô Acrópole. 


INFORMAÇÕES DE FUNCIONAMENTO

Como eu cheguei na sexta-feira, o museu foi um bom programa para quem perdeu as atrações da manhã. Sim, em todas as sextas o horário de funcionamento é até às 22h00! Veja abaixo as informações atualizadas de 2015:

1 abril - 31 outubro:
Segunda-feira: 08h00 - 16:00 (última entrada: 15:30) 
de terça a domingo: 08h00 - 20:00 (última entrada: 19:30) 
Sexta-feira: 08h00 - 22:00 (última entrada: 21:30)

1 novembro - 31 março: 
Segunda a quinta-feira: 09h00 - 17:00 (última entrada: 16:30) 
Sexta: 09h00 - 22:00 (última entrada: 21:30) 
e sábado Domingo: 09h00 - 20:00 (última entrada: 19:30)

Fechado:  1 de janeiro, domingo e segunda-feira de Páscoa, 1 de maio, 25 e 26 de Dezembro.

O valor cobrado de ingresso é de 5 euros. Se possível, planeje sua visita nas seguintes datas com entrada gratuita: 25 março, 18 de maio (Dia Internacional dos Museus) ou 28 de outubro.

 O museu está sobre as ruínas da antiga cidade


HALL DE ENTRADA DO MUSEU

Na entrada, antes da bilheteria, já é possível ver as ruínas da antiga cidade sob um imenso piso de vidro. No meio daquelas ruínas está um "poço dos desejos" que, pelo visto, é bastante requisitado por pessoas do mundo inteiro.

Placas de vidro transparente permitem a vista das ruínas abaixo 


Um poço usado pelos turistas supersticiosos para lançar moedas


Moedas do mundo inteiro (até uma bala) estão no interior do poço


Não é só embaixo dos pés que vemos o passado. Bem em frente está a própria Acrópole com uma bela vista a partir do museu, principalmente à noite com sua iluminação especial. 

 A acrópole pode ser vista a partir do museu através de suas paredes de vidro


VESTÍGIOS DE ATENAS ANTIGA

A inauguração foi em 2009 com o objetivo de conservar e expor os objetos encontrados na Acrópole. O prédio do museu tem um design moderno e um sistema de luz natural para destacar as 4.000 peças em exposição. Muitas esculturas e peças clássicas que pertenciam à Acrópole, Propylaea, o Templo de Atenas Nike e o Erechtheion.

O primeiro espaço do museu também possui piso transparente sob as ruínas


O piso superior do museu foi construído com as mesmas dimensões que o Parthenon. A planta da construção é voltada diretamente para a Acrópole. Possui esculturas e peças clássicas que pertenciam à Acrópole, fragmentos de Propylaea, do Templo de Athena Nike e do Erechtheion.

Busto do filósofo Plutarco, fundador da Escola Neo-Platônica de Atenas


Na foto abaixo estão as moedas pertencentes ao tesouro encontrado no Asciepieion (234 moedas de ouro). Dessas, 177 pertencem ao imperador bizantino Constantino II (641-668 d.C.), que passou o inverno de 662 e 663 em Atenas.

Quadro de moedas antigas


Na foto abaixo está o Disco de Bronze com Gorgon da decoração do primeiro templo de Atenas Polias, a mais antiga representação na Acrópole de Gorgon, nome grego derivado de "gorgos" e traduzido como terrível ou horrível. Eram criaturas femininas mitológicas as quais pertence a famosa Medusa.

Peça de metal semelhante a culturas précolombianas e indiana 


Assim como a maioria dos museus gregos, é autorizado tirar fotos (sem flash), mas em alguns setores isso é proibido. 


Escultura interessante que mostra o confronto com um centauro mitológico


Simulacro de blocos antigos e do método de junção com ligas de metal


AS CARIÁTIDES

Elas com certeza são as esculturas mais importante da exposição do museu. Ali estão as cariátides originais do templo de Erechtheion, na Acrópole, um dos principais símbolos daquele sítio arqueológico depois do Parthenon.

As cinco Cariátides originais


Cariátides em grego significa literalmente "moças de Karyai", uma antiga cidade do Peloponeso. Karyai teve um famoso templo dedicado à deusa Ártemis em sua manifestação de Ártemis Karyatis. Uma cariátide é uma figura feminina esculpida tomando o lugar de uma coluna ou um pilar de sustentação com um suporte na cabeça.

As estátuas que estão hoje no templo Erechtheion são cópias das que estão no museu


Das seis estátuas existentes, cinco estão no Museu da Acrópole em Atenas. Uma delas está bastante destruída. O motivo? foi atingida por um disparo de canhão turco.  A sexta estátua se encontra no Museu Britânico.

Detalhe do penteado das Cariátides do Erechtheion


A MISTERIOSA ESFERA MÁGICA

Um objeto em exposição pouco famoso e que chamou minha atenção foi uma esfera com desenhos esotéricos. Segundo (os poucos) estudos oficiais, a esfera de mármore, de aproximadamente 30 cm de diâmetros, seria utilizada para rituais mágicos que buscavam a obtenção da vitória nas competições desportivas, uma espécie de talismã. Será que teria mesmo essa finalidade?

Em uma das faces está o que se acredita ser o Deus Hélio, um leão e um dragão


Na verdade essa esfera, encontrada nas escavações dos arredores do Teatro de Dionísio, é um dos mistérios do passado que a humanidade talvez nunca descubra sua finalidade. Para saber detalhes sobre minha investigação sobre esse objeto enigmático, leia o post A misteriosa Esfera Mágica de Atenas.

 Diversos símbolos alquímicos desconhecidos estão dispostos na esfera


UMA DAS EXIBIÇÕES MAIS IMPRESSIONANTES: ACRÓPOLE DE LEGO

Quem já brincou de Lego sabe o quanto isso marca na vida de uma pessoa. E o que falar de encontrar o passado representado naquelas peças? Pois é, uma das mais interessantes exposições do museu fica no terceiro andar: Uma maquete da Acrópole toda feita de Lego!

As surpresas do museu não são somente antigas 


 Representação da plataforma com a bandeira da Grécia existente na Acrópole


Entrada da Acrópole, a Propylaea


A maquete retrata cenas do cotidiano antigo com o moderno, como as apresentações nos teatros de um concerto de piano e de uma peça de teatro. Mas não é só isso, é possível encontrar magos em carroças e, até mesmo, Indiana Jones dentro de uma caverna em alguma busca arqueológica.

Representação de um show musical no Odeon de Herodes Atticus


Detalhe de um mago em sua carroça


Uma surpresa é a presença de Indiana Jones no interior de uma gruta abaixo da Acrópole


SITE DO MUSEU 

Para mais informações sobre o Museu da Acrópole de Atenas ou compra online do ingresso (e-Ticketing), acesse o site oficial aqui.


MEU ROTEIRO

Anterior: TRASLADO A ATENAS

Roteiro Completo: MISSÃO GRÉCIA

Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.