Itália: Gênova, a histórica cidade de Colombo


Aventura como nas grandes navegações


Depois de visitar Cinque Terre, peguei um trem no vilarejo de Riomaggiore até Gênova. A viagem iria durar quase 2 horas e eu me planejei dormir nesse tempo. Sentei do lado esquerdo do trem para observar o pôr-do-sol no lado do mar. Durante a viagem, o vagão foi esvaziando e ficou apenas uma dupla de estrangeiros árabes. Um deles entrava e saía do vagão em atitude suspeita. Troquei de lugar de forma que eu conseguisse ficar de frente e observar o movimento da dupla. Em certo momento, apareceu um terceiro elemento mal encarado na porta, eu olhei para a dupla para saber se o olhar deles iria se cruzar. Um dos dois me olhou. O terceiro elemento entrou no vagão, cruzou, e saiu pelo outro lado. Essa série de movimentos estranhos poderia ser apenas coincidência, mas eu não queria arriscar, e se planejavam um assalto? e se fosse um atentado terrorista?

Levantei algumas estações antes de chegar na Estação Genova Piazza Principe e fiquei num vão entre os vagões para, assim que chegasse, descer sem que observassem meu destino. Porém, próximo da estação, os doi homens levantaram e vieram em minha direção no vão dos vagões. Agi rápido e, no momento que abriram a porta me encarando, eu voltei pelo mesmo caminho. O trem parou, eles desceram e eu continuei dentro. Preferi continuar até a próxima estação pois, se tivesse um atentado, eu não estaria lá para ver!

A estátua iluminada de Colombo em frente à estação de trem


Desci na estação Sampierdarena já pelas 22h, muito deserta e cheia de drogados. Peguei o trem de volta para a Piazza Principe e, como ela não havia explodido, segui a pé para o Hotel Bernheof, na Via balbi 15, quase em frente a estação de trem.


Hospedagem no hotel de "uma" estrela


PALÁCIOS DE UM REINO PRÓSPERO

O primeiro ponto a ser visto fica exatamente em frente a estação de trem, o Monumento a Cristoforo Colombo (Cristóvão Colombo, em português). Como fiquei hospedado na Via Balbi esse foi um bom ponto de partida para explorar a cidade. Em todo ponto se observa construções majestosas já desgastadas pelo tempo, de uma época em que Gênova era muito rica.

Monumento em homenagem ao ilustre personagem que nasceu em Gênova


Em direção ao centro, passei pela Igreja de São Carlo e Nossa Senhora da Fortuna, com um estilo diferente debaixo de arcos. Seu interior estava sendo reformado, mas consegui entrar para registrar o rico altar.

Entrada à esquerda da Igreja de São Carlo e Nossa Senhora da Fortuna


Altar em meio aos andaimes de obras


A cada passo na Via Balbi surge uma beleza arquitetônica, como o Palazzo Reale, a Universitá di Genova, o Palazzo Balbi, etc., até chegar na Piazza da Santissima Anunziata del Vastato e sua igreja em estilo romano.

Pátio do campus da Universidade de Gênova


Arte antiga para todos os lados


Escultura detalhada do leão no lugar dos corrimões da escada


Santissima Anunziata del Vastato


VIA GARIBALDI

Continuei andando e, ao avistar a Galleria Giuseppe Garibaldi (túnel), virei a direita na Via dei Cairoli e segui até chegar na Piazza Meridiana e seu palazzo. Aqui começa a famosa Via Garibaldi, com sua infinidade de palácios como o Palazzo Bianco, o Palazzo Rosso e o Palazzo Doria. Para mais informações sobre estes museus da Via Garibaldi: Museus de Gênova.

Seguindo pela via, antes de chegar no túnel, se vira na rua à direita


O calçadão da Via Garibaldi


A Via Garibaldi se destaca pelos seus belos palácios


A beleza arquitetônica mostra o passado grandioso de Gênova


Capeta sinistro na fachada


SPIANATA CASTELETTO

No final da Via Garibaldi, seguindo pela esquerda, se chega no ascensore (elevador) Portello-Castelletto que leva ao ponto de observação panorâmica da cidade: a chamada Spianata Casteletto. É um mirante no bairro Casteletto, sobre o centro histórico, em que se pode ter observação privilegiada dos pontos turísticos da cidade. Possui esse nome devido a uma fortaleza que foi ampliada desde 952 d.c., no Monte Albano. Foi destruída pela população dois anos depois da independência conquistada por Gênova em 1528, sendo tido como símbolo da opressão estrangeira.

Entrada do elevador para Spianata Casteletto


Para subir de maneira rápida e confortável, se necessita comprar o bilhete do ascensore e subir , como um elevador comum. O bilhete custa 0,90 euros e se compra direto na máquina self-service. O impressionante é a honestidade das pessoas que compram o bilhete e sobem no elevador sem nenhuma fiscalização ou conferência, basta validar o bilhete, entrar no elevador e subir, não há funcionários! Falta muito para o Brasil chegar nesse nível social.

Máquina para compra do bilhete do elevador


Depois de comprar, cada pessoa deve autenticar nessas máquinas e esperar o elevador


Local que se pode ver toda a cidade


A área é bem agradável, uma praça com mirante


Centro histórico de Gênova


No mirante há um mapa para ajudar a localizar os pontos turísticos


O farol do porto


A antiga cidade e seu porto com a mesma nostalgia



PIAZZA DI FERRARI

De volta a parte baixa da cidade, segui pela Via XXV Aprile até chegar na estátua equestre de Giuseppe Garibaldi. Mais a frente está a principal praça de Gênova: a Piazza di Ferrari. A principal da cidade, de onde partem várias ramificações das proncipais avenidas do centro. O mais belo é o Palazzo della Nuova Borsa com seu formato curvo frontal. Funcionamento: de segunda a sexta, de 9h às 12h30 e 16h às 18h30. Mais informações: http://www.palazzonuovaborsa.it/


Estátua de Garibaldi montado em seu cavalo


A fonte da Piazza di Ferrari tem um tom azul diferente


No local presenciei dois eventos curiosos. Um deles foi um estande de inscrições para a 10 Meia Maratona de Gênova. Para quem gosta de colecionar corridas pelo mundo, conheça os detalhes e se planeje para a próxima no seguinte link: http://lamezzadigenova.it/

Esta é a praça central da cidade, onde se cruzam as linhas de transporte


 "Tasta la bira Piemonteisa" - Prove a cerveja Piemontesa


 
Parece a sala de um palácio, mas é a calçada mesmo

Outra curiosidade foi a feira de comidas regionais que estava acontecendo ali. Provei umas guloseimas numa barraca de doces e salgados e depois uma amostra grátis de queijo de cabra. Ainda havia barraca de venda de birra (cerveja, em italiano) regional de Piemonte.

Acontecia uma feira de guloseimas na praça


A boca suja denuncia o ataque aos doces


CASA DE COLOMBO

Seguindo menos de 200 metros pela Via Dante, ao lado esquerdo do Palazzo della Nuova Borsa, se chega numa antiga e pequena casa, bem discreta, mas que serviu de moradia ao grande navegador Cristóvão Colombo que garantiu seu nome em todos os livros de história ao descobrir a América.



A pequena e simples cada do homem que chegou oficialmente nas Américas


Documentos antigos como o contrato de locação da família Colombo, confirmam que a casa realmente serviu de morada a Colombo, provavelmente entre 1455 e 1470.

Hoje a casa é um pequeno museu que é mais interessante por fora


A casa é administrada pela Associação Porta Soprana e abre diariamente das 10h às 18h. O ingresso custava 5 euros na época que estive lá. Mais Informações no site: http://www.associazione-portasoprana.it

Os fundos da casa


Pilares de uma antiga construção atrá da casa de Colombo


A casa se localizava a alguns metros do lado externo das muralhas de Gênova, próxima da Puorta Soprana, que se destaca pelas duas altas torres. Atrás da casa, está as ruínas do chamado Convento de Sant'Andrea.

Torres que são resquícios da antiga muralha


Em cada esquina um encontro com o passado


Detalhes da fachada dos prédios antigos


Largo entre a cidade e o Porto Antigo


Loggia com diversa "lojas" em frente ao porto


Dá uma olhada nas ofertas do mercado de peixe


PORTO ANTIGO

O porto da cidade de Gênova traz mais história que muitos pelo mundo, mas parece que não é só isso. Esta área é o local de maior concentração de atrações turísticas da cidade. Dentre elas estão:

O porto que já teve importância na época das grandes navegações continua vivo


Galeone Neptune - O barco do filme Piratas, de Roman Polansky (de 1986, não tem nada haver com o filme Piratas do Caribe!). É uma réplica de um galeão espanhol do século 17. Funciona diariamente de 10h às 17h30 (5 euros para adultos e 3 euros para crianças).

Uma das atrações que já impressiona de longe


Posseidon na proa do navio


Barco que já foi cenário de filme


Galata Museo del Mare – O Galata é o maior museu do Mar Mediterrâneo, com 17 salões. Mais informações no site: http://www.galatamuseodelmare.it

Acquario di Genova – É o maior aquário da Itália e um dos maiores da Europa.
Horário: 9h às 20h (seg a sex) e 8h30 às 21h (sab e dom) em abril, para demais períodos consulte o site abaixo. Preço: Adultos (24 euros), crianças de 4 a 12 anos (15 euros) e crianças de 0 a 3 anos (grátis). Desconto para militares e idosos (21 euros).
Mais informações no site: http://www.acquariodigenova.it/

Sob as vistas da cidade antiga está o que tem de mais moderno para os amantes do mar


La Biosfera – É uma mistura de estufa esférica com 150 espécies vegetais e um grande viveiro de pequenos animais como insetos, anfíbios, aves, etc. O nome traduz muito bem o que é. Está do lado da entrada do Aquário.
Horário: 10h às 17h (diário) e 10h às 19h (28 de março a 24 de outubro). Preço: Adultos (5 euros), crianças de 4 a 12 anos (3,50 euros) e crianças de 0 a 3 anos (grátis).
Mais informações no site: http://www.biosferagenova.it

Bem ao lado dos barcos está a Biosfera


Uma estufa repleta de vida no meio do porto, algo surreal


BIGO - o elevador panorâmico que sobe até 40 metros de altura e gira 360 graus.
Horário: 10h às 17h (diário) e 10h às 19h (28 de março a 24 de outubro). Preço: Adultos (4 euros), crianças de 4 a 12 anos (3 euros) e crianças de 0 a 3 anos (grátis).

Um esquema de postes e cabos sustenta o elevador panorâmico


Perto do BIGO está este edifício cujas pinturas parecem altorelevo


Eataly - Complexo com 4 restaurantes temáticos (massas e carne, verduras, salames e queijos e restaurante do mar). Do lado do MNA. Funciona de 10h às 22h30.

Para quem gosta de gastronomia o Eataly é imperdível


Museo Nazionale Dell'Antartide (MNA) – Patinação no gelo, 2 euros (aluguel de equipamento) + 6 euros (turno).
Funciona de 10h às 18h (terça a domingo). Em abril, maio e agosto abre diariamente. Preço: Adultos 6 euros e crianças 3 euros. Desconto para militares 4 euros.
Mais Informações no site: http://www.mna.it/

Entrada no Museu da Antártida


E as atrações não acabam


Ainda no Porto Antigo descobri a promoção do McDonalds camada Salva Euro. Realmente me salvou dos preços de comida em euro. Um chicken burguer por 1,20 euros, um cheese burguer por 0,90 euros e o milkshake por 1 euro. Bom né?



GASTOS (abril 2014)

Passagem para Gênova -
Hotel Bernheof (diária) – 23 euros + 2 euros (taxa de soggiorno) = 25 euros
Café da manhã (hamburguer de frango) – 3 euros
Donuts (feira) – 2,50 euros
Almoço no McDonalds – 5,40 euros
Jantar no McDonalds – 3,80 euros


LINKS ÚTEIS

Comune di Genova - http://www.comune.genova.it/

Universitá di genova - http://www.unige.it/


Palazzo della Meridiana - http://www.palazzodellameridiana.it


Porto Antico - http://www.portoantico.it/


MEU ROTEIRO

Anterior: CINQUE TERRE

Roteiro completo: MISSÃO ITÁLIA

Próxima: NERVI

Comentários

Sobre o autor

Sobre o autor
Renan é carioca, mochileiro, historiador e arqueólogo. Gosta de viajar, fazer trilhas, academia, ler sobre a história do mundo e os mistérios da arqueologia, sempre comparando os lados opostos de cada teoria. Cada viagem que faz é fruto de muito planejamento e busca conhecer o máximo de lugares possíveis no curto período que tem disponível. Acredita que a história foi e continua sendo distorcida para beneficiar alguns grupos, e somente explorando a verdade oculta no passado é que se consegue montar o quebra-cabeça do mundo.